- Área: 108 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Decortiles, Exaustec, Gail, Macom, Marmoraria Multipedras, Oficina Comunicação, Oppa, Tokstok, Urban Arts, Win Light
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto para o Pastucci nasceu de um grande desafio: encaixar em uma pequena loja uma casa de massas artesanais e um bar de cervejas especiais. A partir dessa premissa, o escritório reuniu uma equipe multidisciplinar, composta por arquitetos, uma chef e um designer gráfico, para desenvolver todo o conceito do empreendimento e equacionar as questões operacionais para implementar essa ideia. Após um estudo de repertório, definiu-se a temática da Cantina Italiana como o partido para o projeto: envolvendo desde o estudo do nome, passando pela comunicação visual, elaboração do cardápio e arquitetura.
A loja é composta por 2 pavimentos de aproximadamente 50 m2 cada, setorizado conforme sua função: o térreo (por estar mais próximo aos usuário) foi destinado às massas e a sobreloja dedicada ao bar (a fim de atender um público que busca um ambiente mais reservado).
Para criar uma atmosfera aconchegante, as paredes foram revestidas de um lado com o pinus, uma madeira de manejo sustentável, onde foram desenhados alguns elementos gráficos desenvolvidos especialmente para o projeto; e do outro, com tijolinhos que sobem até a sobreloja, trazendo um pouco de rusticidade e conferindo unidade entre os dois pavimentos. O balcão onde as massas são preparadas é revestido em tijolo cerâmico e quartzo amarelo. Um jardim suspenso demarca e valoriza uma grande mesa de uso compartilhado, que serve como foco central do espaço.
Em contraponto à atmosfera aconchegante da madeira, no pavimento superior desenhou-se um ambiente mais contemporâneo. Tendo como condicionantes o pé-direito baixo e algumas instalações pré-existentes aparentes, optou-se por tomar partido disso não se utilizando forro, mantendo todas as instalações aparentes e pintando o teto num tom cinza escuro. Os eletrodutos amarelos, por exemplo, são uma referência ao espaguete e percorrem parede e teto, formando um expositor de cervejas e delimitando o balcão do bar com pontos luminosos em cada uma de suas extremidades. A escada foi envolta por painéis em chapa metálica perfurada, cumprindo o papel de proteção e escondendo a caixa d’água existente.
Diferentes tipologias de assentos foram desenvolvidas para atender os mais variados públicos: as banquetas individuais ao longo do bar, a mesa comunitária, mesas de 2 e 4 lugares, um grande banco em formato de “U" e mesas com booths numa área envolta pelo revestimento de Pinus e voltada para a fachada da loja.
Na fachada, no intuito de dar maior visibilidade ao restaurante, foram utilizados painéis de vidros com reprodução de desenhos que se assemelham às marcações feitas pelas janelas das antigas cantinas italianas